Olá!

Meu nome é Marcelo Przedzmirski. Sou fundador da Veertu invest school, gestor do Fundo de Investimentos Alfa Capital e um dos publicitários mais premiados do Paraná, com mais de 15 anos de mercado, graduado pela PUC-PR. Sou MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV e MBA em Gestão Financeira: Mercados Financeiros e de Capitais, também pela FGV.

Meu primeiro investimento em renda variável foi em um fundo de ações do Itaú lá em 2006, que comprei pelo internet banking. Eu era jovem e inocente, então me perdoe. Hoje não faço mais isso.

A Bolsa vinha subindo desde 2004 e estava se preparando para dobrar de valor nos próximos 2 anos. De repente todas as revistas e jornais precisavam ter em suas capas histórias de sucesso de investidores. Todo mundo era um gênio financeiro. Todo mundo precisava estar na bolsa. Todo mundo ia ficar milionário.

Da euforia…

 

E em 2008, tudo mudou.

…ao pânico. Acostume-se, é sempre assim.

 

Os Estados Unidos entraram na crise financeira mais grave desde a Crise de 29 e arrastaram o mundo inteiro nela. Os investidores estrangeiros foram embora do Brasil e a bolsa afundou. O pequeno investidor, que entrou empolgado com todas as manchetes de revista, viu seu dinheiro encolhendo e sacou tudo em pânico.

“Bolsa nunca mais”, é o que eu mais ouvi.

E aí, em pouco mais de um ano, tudo voltou ao que era antes. Era como se nada tivesse acontecido. Quem soube aproveitar a queda ganhou ainda mais dinheiro. Mas para o investidor que descobriu a Bolsa na capa da Veja, o estrago já estava feito: uma geração inteira de investidores pessoa física morreu aliBack to Poupança.

 

Mas eu me mantive firme desde lá atrás, e o pior, tomei gosto pela coisa. Passei por vários altos e baixos nesses anos e aprendi na marra o que funciona e o que não funciona, e as armadilhas que você deve evitar (e que nem parecem armadilhas). Me tornei assim aquela criatura rara na fauna brasileira: o investidor pessoa física em renda variável de longo prazo, com experiência. Sobrevivi, e prosperei.

Assim nasceu a Veertu invest school. Um espaço para dividir com você o que aprendi nesses anos, da maneira mais simples e direta possível, sem economiquês.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Investir é coisa séria. Mas não precisa ser chato.

Investir é um meio, não um fim em si.

E nunca espere o William Bonner falar de Bolsa para você começar.

O plano A vai ser sempre fazer o que você mais gosta.

O plano B é deixar o seu dinheiro trabalhar por você.

Transformar meu dinheiro em tempo para fazer o que gosto sempre foi meu plano B.

Qual é o seu?