O Gato de Schrödinger – Junho/18

 

A vantagem de escrever o relatório do mês anterior no final do mês seguinte, é que dispomos de uma certa clarividência. Já sabemos de antemão se nossas estratégias funcionaram ou não.

A desvantagem, claro, é que o relatório já sai com notícias ultrapassadas. Retornamos à programação normal em agosto.

Começamos com um spoiler: nossas estratégias estão funcionando como previsto.

Em mais um mês de recuo dos ativos de renda variável, seguimos com aproximadamente o dobro de performance do Ibovespa.

Vendemos o que estava caro para poder comprar o que estava (muito) barato. Uma estratégia simples de alocação que garantiu mais um mês de performance acima do Ibovespa. À medida que os ativos que mais sofreram no pânico de maio retomam suas valorizações justas, nossa carteira performa acima do Ibovespa.

Mas então afinal, quanto vale a bolsa? Os ativos estão caros ou baratos?

 

Expectativa do PIB futuro. fonte: Relatório Focus do Banco Central. 20 de Julho de 2018

 

A resposta está nas eleições e no futuro.

Até essa data, vivemos como o Gato de Schrödinger. As ações estão caras e baratas ao mesmo tempo. Por isso essa volatilidade tão grande: o mercado está alternando entre duas expectativas distintas de acordo com o fluxo das notícias.

Caso tenhamos um governo populista que não faça as reformas necessárias, as ações estão caras.
Mas estão muito baratas quando temos uma perspectiva mínima do crescimento do PIB e condições econômicas favoráveis, num governo pró-mercado.

Ibovespa segue acompanhando as expectativas do PIB local. A cada projeção, as estimativas tem sido revisadas para baixo. PIB pra baixo indica lucros das empresas para baixo. E o valor das ações deriva da expectativa de lucros futuros.

Mas isso, claro, no governo atual.

 

Performance acumulada dos ativos em carteira

 

Alfa Capital recuou -2,75%, versus -5,20% de Ibovespa e CDI 0,52%.

Encerramos nossa posição em SHOW3, realizando lucro expressivo, para aumentar alocação em BBAS3. Banco do Brasil é o banco mais barato de capital aberto, e bancos ainda são o melhor negócio do país. Não esperamos surpresas na divulgação do balanço.

Também adicionamos calls de PETR4 para nos beneficiar de uma possível recuperação. A empresa está em ótima forma, apesar do medo da ingerência do governo. E, não podemos esquecer, teremos a Cessão Onerosa como grande gatilho para valorização. São 4 Reais de preço de tela a serem adicionados da noite para o dia, levando em conta o valor da indenização a ser injetado no caixa da empresa.

No calendário de Julho e Agosto teremos divulgação dos balanços de segundo trimestre de nossas empresas. Vamos descobrir de fato os resultados da greve dos caminhoneiros.

Seguimos sacudindo nossa caixa com um gato dentro.

Usando nossos poderes clarividentes de final de julho, tudo indica que ele estará vivo (e muito feliz) em agosto.

 

Marcelo Przedzmirski

Marcelo Przedzmirski investe no mercado financeiro há mais de 10 anos e é Gestor do Fundo de Investimentos Alfa Capital. MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV e MBA em Gestão Financeira: Mercados Financeiros e de Capitais, também pela FGV.