Lançamento da Carteira Plano B

Que a venda coberta é uma maneira inteligente de fazer dinheiro em mercado financeiro, você já sabe. Mas talvez precise ver para crer.

Ou se já acredita, talvez ache difícil e arriscado colocar as operações em prática.

Eu entendo você. SHOW ME THE MONEY!

 

 

Pensando nisso apresento a Carteira Plano B.

A Carteira Plano B é uma carteira real, criada por mim em novembro de 2016 especialmente para publicar aqui no site. Todas as minhas operações de venda coberta no período estão consolidadas nela. É 100% focada em venda coberta, para você ter como benchmark das suas operações.

A meta é superarmos o CDI.

Minha meta é superar o CDI (índice de referência para rentabilidade em renda fixa) tendo como referência o título mais popular do Tesouro Direto (Tesouro Selic 2021 LFT). Se você deixa hoje seu dinheiro nas mãos do gerente do seu banco, saiba que provavelmente ele está rendendo abaixo desse índice. Aliás, esse assunto é tão importante que preciso abordar em um post futuro.

A carteira será atualizada todo começo de mês, trazendo o balanço do mês anterior e minhas estratégias.

Vamos embarcar em uma jornada, de muito aprendizado e autoconhecimento.
Você vai descobrir que operar é simples. Conte comigo para ajudar você.

E vamos aos resultados!

Em primeiro lugar, é importante lembrar que estamos olhando uma fotografia do passado. Resultados passados não podem ser usados para prever resultados futuros. O futuro é incerto e completamente imprevisível: ninguém sabe para onde o mercado vai se mover. Ninguém. Esse é outro assunto para um próximo post. O investidor de renda variável precisa abraçar a incerteza: em última instância, é ela que permite ganhos acima da média. Existem maneiras de se proteger dessas incertezas e lucrar com elas, abordaremos isso em breve.

 

Performance de venda coberta versus título de tesouro direto selic

 

A primeira coisa que você deve ter percebido é a rentabilidade acumulada de 14,59%. Isso mesmo: a cada 1.000 Reais investidos, temos outros R$ 145,90. Na renda fixa, teríamos apenas R$ 32,60. O último trimestre foi excepcional para o mercado de ações, e as perspectivas para 2017 são animadoras. Mas perceba que não tivemos apenas ganhos: em dezembro nossa posição encolheu alguns percentuais, ainda mantendo ganhos expressivos sobre a renda fixa no acumulado.

Esse é o objetivo: ganhar a longo prazo.

O segundo ponto, é que não vou usar gráfico “retos” como todos os gráficos de finanças por aí. Vou fazer isso por uma única razão: o gráfico arredondado transmite melhor a fluidez do mercado de ações. O caminho é sempre tortuoso e em constante movimento: é como uma pessoa bêbada tentando chegar em casa mesmo.

Você vai receber dinheiro mensalmente na sua conta.

É importante lembrar também que uma das características da venda coberta é receber dinheiro na sua conta mensalmente, independente da direção do mercado. Esse valor não é afetado por uma desvalorização das ações, e pode ser reinvestido, aproveitando a queda para comprar novas ações a um custo menor, por exemplo. Faz parte da estratégia e aumenta nossos ganhos.

E lembre-se sempre, renda variável, varia. Para cima e para baixo. Quando varia muito para cima, a euforia vai querer fazer você tomar riscos em excesso. E quando varia muito para baixo, o pânico bate à porta. O investidor de sucesso precisa transitar entre esses dois extremos. Esse é o desafio.

Para as atualizações dos próximos meses, vou detalhar as operações e ativos envolvidos. Me perdoe mas preciso manter o suspense e o seu interesse :).

Não deixe de assinar nossa newsletter para ser o primeiro a saber das atualizações (ali no final da página), e confira nosso Curso de Venda Coberta para traçar suas próprias estratégias.

Até a próxima!

Marcelo Przedzmirski

Marcelo Przedzmirski investe no mercado financeiro há mais de 10 anos e é Gestor do Fundo de Investimentos Alfa Capital. MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV e MBA em Gestão Financeira: Mercados Financeiros e de Capitais, também pela FGV.